Cidades

Várzea Grande avança a promoção e prevenção à saúde

Kalil autoriza a construção de mais duas UBS, anuncia credenciamento de mais 46 ESF e dobra cobertura da Atenção Básica

O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, no último dia 10, Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II. As unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios.

Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.

“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse o prefeito.

Gonçalo de Barros comemorou, junto ao prefeito, que o Ministério da Saúde deu aval ao Município, por meio de Portaria, para credenciamento de 46 novas equipes de Saúde da Família. Isso significa que cobertura populacional estimada pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e de Atenção Básica (EAB) salta de 39% para 70%. “Nunca se fez tanto pela saúde, como na gestão Kalil. Tanto é verdade que passamos pela pandemia da Covid-19 contando com estruturas próprias para salvar vidas. Agora estamos retomando todas as cirurgias”.

O presidente da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Emerson Cézar de Campos Magalhães, fez questão de afiançar os esforços e o reconhecimento da Comissão às ações e serviços que foram e estão sendo implantados na Saúde Pública em respeito ao cidadão várzea-grandense, ao acesso de serviços na Rede SUS no Município.

“O nosso reconhecimento ao prefeito Kalil Baracat, que tem conquistado parcerias que vem buscando junto aos governos Federal e Estadual, no reforço dos serviços. E hoje a boa notícia é de que a Atenção Primária alcançará a cobertura de 70%. Sem falar na reforma geral do Hospital e Pronto Socorro, com perspectiva de aumento de leitos de UTI”, agradeceu o vereador em nome de toda a bancada de Várzea Grande que se fez presente ao evento.

Como explica o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, dentre as atividades, as UBS realizam a assistência integral em atividades de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos indivíduos e famílias e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços. “O cidadão pode comparecer na unidade para tratamento de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, início de febre, entre outros”, disse ele.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br