Cidades

TJMT realiza ação inclusiva

Objetivo é reforçar o verdadeiro significado das datas comemorativas.

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) ligada à Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou a entrega de chocolates a crianças acolhidas de Cuiabá e Várzea Grande. A ação inclusiva é feita com apoio de doações e tem o objetivo de reforçar o verdadeiro significado das datas comemorativas, sem esquecer o acolhimento proporcionado a cada uma das crianças.

 A ação é realizada todos os anos com apoio de doadores. Em 2021 a madrinha provedora, Elaine Pelicano Emboava e outros doadores, arcaram com os custos das 74 caixas de chocolate (número de crianças acolhidas em Cuiabá e Várzea Grande). Assim como foi no ano passado, uma série de cuidados foi adotada, como uso de masca, distanciamento social e álcool em gel, além de se evitar o contato direto com as crianças e adolescentes, fato mais sentido por quem está na linha de frente e os próprios menores.

 “É gostoso de ver a alegria deles, mas é bastante difícil, por não podermos manter um contato mais próximo, se quer conversamos direito, nem nos abraçamos e sabemos que eles sentem muita falta. Ainda assim tentamos trabalhar o real significado das datas, sem esquecer que eles também precisam do acolhimento. Importante mostrarmos que são lembrados em datas especiais também”, disse a assistente social, analista judiciária, Nadir Nadaf, que atua na Ceja há 12 anos.

 Ela foi a única a visitar as Casas Cuiabanas 2, 3, Lar Social (crianças especiais) e Projeto Nossa Casa (meninos de 12 a 18) e Nosso Lar (meninas entre 12 e 18 anos). A Casa 01, lar que acolhe bebês não recebeu chocolates em decorrência da pouca idade deles.

 “Agradecemos muito pela lembrança. A Ceja sempre nos ampara em momentos difíceis e também nas datas comemorativas que são muito importantes para as crianças. Elas agradecem muito e se sentem esperançosas”, ressaltou a coordenadora das Casas de Várzea Grande, Isis Cássia Novaes Hawer.

 “Seguimos todos os protocolos e as crianças e adolescentes receberam nas casas onde estão o chocolate. É um momento de alegria pra elas mesmo diante da pandemia. Com este gesto queremos mostrar aos acolhidos que a Páscoa é também de alegria e esperança. É isso que queremos reforçar nelas. Já estão privadas do seio familiar e do convívio social, queremos mostrar que isso vai passar, que mantenham a fé e o amor em dias melhores”, destacou a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti, se referindo que antes da pandemia as crianças saiam das casas para fazer cursos e atividades, além de conviverem aos finais de semana com os padrinhos afetivos, atividades que foram suspensas em decorrência da crise sanitária.

 A juíza auxiliar, Christiane da Costa Marques Neves, encarregada pela Ceja, ressaltou que as ações são acompanhadas de perto pelo corregedor-geral da Justiça. “O desembargador José Zuquim Nogueira e todos nós da Ceja prezamos para que as crianças e adolescentes acolhidos tenham os momentos de celebração o mais próximo possível do que seria se não fossem as condições adversas pelas quais todos estamos passando. Renovamos a esperança em dias melhores para todos e que possamos, em breve, restabelecer o contato físico e tornar mais afetuosas as comemorações“, concluiu a magistrada.

 Dados adoção MT: crianças e adolescentes acolhidos no Estado: 431; 82 instituições de acolhimento, 55 crianças estão disponíveis para adoção; e 836 pretendentes estão habilitados à adoção.

 Em Cuiabá temos 74 acolhidos, e seis casas lares. Casa da Criança Cuiabana 1, 2 e 3, Casa Lar – Família Social, Projeto Nossa Casa e Projeto Nosso Lar.

Várzea Grande: nove acolhidos; quatro Casas Lares do Projeto Vida Nova.

 

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br