Cidades

Sarau homenageia os povos originários

No Dia de Luta dos Povos Indígenas, a Casa Barão de Melgaço – prédio histórico que abriga a Academia Mato-grossense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – sediará a 4ª edição do sarau literomusical promovido pela AML, que recebeu o nome de Ikuiapá, nome originário da Capital mato-grossense.

O sarau ocorrerá em três partes: palestra e oficina, entre 15h e 17h; seguidas  pelo “Papo Cabeça” (das 17h às 18h); e finalizando com show musical, entre 19h30 e 21h. A entrada é gratuita.

A realização desta edição é bastante significativa, pois, além de reconhecer a importância dos povos originários para Mato Grosso, homenageia Cuiabá por seus 304 anos. As edições do sarau literomusical também marcam outra data importante: os 101 anos da AML.

No período vespertino, participam três representantes dos povos indígenas de Mato Grosso, que têm trajetórias acadêmicas. São eles Marcelo Munduruku, Marcio Monzilar Corezamaé (Balatiponé-Umutina);  e Agnaldo Rodrigues, que tem ascendência indígena e integra a Academia Mato-grossense de Letras.

A palestra e a oficina vão explorar o tema “Línguas e Culturas de Povos Indígenas de MT”. E a programação vespertina será encerrada com um “Papo Cabeça”, envolvendo questões pertinentes aos povos indígenas.

No período noturno,  a produtora cultural Deize Águena, responsável pela produção das apresentações musicais dos saraus, selecionou a experiente musicista mato-grossense Estela Ceregatti. No repertório,  canções autorais que reverenciam os povos indígenas e dialogam com Cuiabá e mulheres desta cidade. São músicas dos álbuns “Cacica” e “Terra Força Mulher”, ambos lançados em 2022. Estela será acompanhada pelos músicos Jhon Stuart e Augusto Krebs.

A agenda é uma realização da AML, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Evento híbrido

Como nas edições anteriores, o 4º Sarau Literomusical terá formato híbrido. Poderá ser acompanhado pela internet, no canal do youtube da AML (acione o lembrete; ou presencialmente, na Casa Barão, sede da Academia, situada na rua Barão de Melgaço, 3869.

Os interessados em comparecer na AML devem se adiantar e garantir assento, considerando que o número de vagas é limitado. A inscrição deve ser feita antecipadamente via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412-9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227-6215 (Ronaldo Silva).

Serviço
“Ikuiapá” – 4º Sarau Literomusical – 100 + 1
Data: quarta-feira (19), entre 15h e 21h
Local: Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869
Inscrições: Participação presencial – inscrever-se via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412-9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227-6215 (Ronaldo Silva)
Transmissão on-line: Canal do youtube da AML
 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br