Cidades

Os novos dirigentes da Justiça Estadual

Autoridades parabenizam diretoria eleita do TJMT.

Representantes dos Poderes e de instituições ligadas ao sistema de Justiça prestigiaram a sessão solene 100% virtual de posse da diretoria eleita para o biênio 2021/2022, realizada na tarde de sexta-feira (18 de dezembro). Pela primeira vez na história, a cerimônia ocorreu de forma remota, em virtude da pandemia da Covid-19, o que não impediu a participação das autoridades por videoconferência, ao vivo, ou enviando suas mensagens para saudar os novos dirigentes da Justiça Estadual.

Foram empossados a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, como presidente; a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, como vice-presidente; e o desembargador José Zuquim Nogueira, como corregedor-geral da Justiça.

 O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes cumprimentou o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do biênio 2020/2021 e saudou a diretoria eleita. “Parabenizo o desembargador Carlos Alberto, que está deixando o cargo, pelo brilhante trabalho na condução do Judiciário no Estado de Mato Grosso durante esses dois anos. Parabenizo a desembargadora Maria Helena Póvoas pelo cargo que agora assume. Que Deus abençoe a todos e que possamos trabalhar juntos para os mato-grossenses, para Mato Grosso, mantendo unidos nossos esforços, a convergência no sentido de podermos, cada um cumprindo seu papel, prestarmos bons e melhores serviços à população. Desejo que a senhora, com toda a nova equipe e demais membros que assumem o mandato para o próximo biênio, possam ter um exitoso trabalho e que os resultados sejam colhidos e compartilhados com todos os mato-grossenses. Deus abençoe a todos.”

As saudações também partiram do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho. “Quero parabenizar desembargadora Maria Helena, o corregedor José Zuquim e a vice-presidente Maria Aparecida Ribeiro. Quero também fazer a minha referência e deferência aos desembargadores Carlos Alberto e Luiz Ferreira que estão deixando a gestão e deixam história. Fizeram gestão harmoniosa com todos os Poderes, uma relação para progredir. Desejo sucesso à diretoria eleita para que continuem esse trabalho e fazendo essa justiça confiável, séria e rápida para toda a população.”

Já o procurador-geral da Justiça, José Antônio Borges Pereira ressaltou a carreira da presidente eleita, mencionou o pai da magistrada, e as carreiras de ambos, reconhecidas em Mato Grosso. “A desembargadora Maria Helena Póvoas foi uma advogada militante, construindo uma liderança que a levou à presidência da OAB/MT e, posteriormente, à sua indicação para ocupar uma cadeira no Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional. Não podemos deixar de destacar que é filha do professor Lenine de Campos Póvoas, um grande historiador com inúmeras obras publicadas, tendo presidido o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e a Academia Mato-grossense de Letras. Foi também deputado estadual, secretário de Estado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Um personagem da nossa histórica que conquistou o respeito e o reconhecimento dos mato-grossenses. Não tenho dúvida de que, mais uma vez, a desembargadora Maria Helena honrará o legado deixado pelo pai”, comentou.

José Antônio Borges salientou o fato de o Judiciário mato-grossense ter pela segunda vez uma mulher sob seu comando, além de mencionar os desembargadores que assumem a vice-Presidência e a Corregedoria-Geral da Justiça. “Pela segunda vez, teremos uma mulher presidindo a mais alta corte do nosso Estado. Na vice-presidência, teremos a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, juíza de carreira muito atuante que sempre deixou sua marca por onde passou, como em Rondonópolis, onde é muito querida e respeitada. Isso dá mais amplitude e expressão à presença feminina em cargos importantes, o que é muito salutar e benéfico ao nosso Estado. Temos a certeza de que tanto a presidente quanto a vice-presidente estarão desempenhando com muita desenvoltura os honrosos cargos e a missão de estar dirigindo o Poder Judiciário de Mato Grosso. Como corregedor-geral teremos o desembargador José Zuquim, magistrado de carreira com larga vivência e experiência para ocupar as funções que lhe serão atribuídas.”

 

A continuidade da parceria e união em prol de todos os que procuram pelos serviços da Justiça nortearam as palavras ditas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos. “Em nome da advocacia quero agradecer primeiramente a parceira que tivemos ao longo desses dois anos com a atual direção, desembargadores Carlos Alberto, Maria Helena Póvoas e Luiz Ferreira. Foram parceiros da OAB, da democracia e da cidadania, uma via efetivamente de mão dupla. Agradecer essa parceria e a distinção com que o Poder Judiciário tratou o pleito da OAB, sempre com olhos e ouvidos atentos. Mas hoje quero também cumprimentar a diretoria ora empossada, através da queridíssima advogada Maria Helena Póvoas, a primeira mulher a presidir nossa instituição, por mais de uma vez, inclusive. Pretendemos trilhar essa mesma estrada de diálogo franco e aberto. Tenho certeza que com a senhora, a desembargadora Maria Aparecida e o desembargador José Zuquim Nogueira enfrentaremos vários desafios, mas serão com certeza superados pela nossa união e intenção em favor de uma célere distribuição de justiça e uma efetiva prestação jurisdicional. Esse é o nosso compromisso, de caminharmos juntos em busca de atender aquele que é o maior destinatário dos nossos serviços, o cidadão. Fica aqui o nosso abraço e cumprimentos de toda advocacia. Que em 2021 tenhamos um ano de muita saúde, de muitos desafios, mas acima de tudo, um ano de muito trabalho e superação. Que possamos aprender com 2020 para que o próximo ano seja muito melhor do que este. Um abraço a todos, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil.”

O defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, que no dia 18/12 foi reeleito para o próximo biênio, reafirmou e enfatizou a união entre as instituições. “Em nome da Defensoria Pública do Estado eu saúdo e parabenizo os eminentes desembargadores Maria Helena Gargaglione Póvoas, Maria Aparecida Ribeiro e José Zuquim Nogueira pela eleição na qual sagraram-se vencedores e pela assunção das novas atribuições que se opera nesta data. Desejamos que tenham uma gestão profícua, com ainda mais avanços para o Poder Judiciário de Mato Grosso, sabedores que somos de que somente um Judiciário forte e estruturado permitirá que a Defensoria Pública, também forte e estruturada, possa cumprir o seu papel constitucional de instrumento e expressão do regime democrático e garantidora dos direitos de todos os vulneráveis. A alta capacidade e o denodo com que esses desembargadores desempenham suas atribuições já são conhecidas por todos os que atuam no sistema jurídico e a expectativa que se apresenta, portanto, é de sucesso. A Defensoria Pública é parceira do Tribunal de Justiça e continuará à disposição para, juntos, continuarmos a levar justiça a todos os que dela necessitam.”

Em atenção às recomendações para evitar a disseminação da Covid-19, não houve o tradicional cumprimento após a solenidade, mas foi disponibilizado um Livro Virtual de Presença por meio do e-mail: [email protected] para que todos externem seus cumprimentos aos empossados através de mensagens que serão enviadas à nova diretoria.

A solenidade de posse foi transmitida pelo canal oficial do Tribunal de Justiça no Youtube e Facebook. As autoridades, bem como os desembargadores que compõem o Pleno, participaram por meio de uma sala virtual na plataforma Webex.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br