Cidades

Diamante Clube é recuperado com emenda do senador Jayme Campos

O senador Jayme Campos prestigiou um momento histórico em Poxoréu, a reinauguração do Diamante Clube Sociedade Recreativa, símbolo de um período áureo da vida social e econômica do município, um resgate da história viva de uma época importante devido a extração de diamantes, que perpetuou por décadas.

As obras só foram possíveis graças aos esforços de moradores ilustres, empresários, através de leilões, rifas, doações, entretanto a conclusão só se deu em definitivo devido uma emenda de meio milhão de reais destinada pelo senador Jayme Campos – “tinha convicção de que esses recursos seriam bem empregados, como foram oportunizando um espaço digno para que as crianças, jovens, adolescentes e a população em geral, possam ocupá-lo da maneira mais útil e produtiva possível”.

Jayme Campos recebeu um pedido da Professora Raimunda Cardoso, (Mundica), avalizada pelo deputado Júlio Campos e, essa iniciativa motivou a comissão a dialogar com o senador para discutir a operacionalização do envio da emenda. Conseguiram a emenda de um valor muito maior que a expectativa da comissão, destinada a atender uma demanda cultural e histórica.

O pedido foi endossado pelo IHG Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu que tem como seu patrono, o Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e, é o responsável, o órgão curador do Diamante Clube.

O protocolo exigia que a emenda fosse enviada a Prefeitura Municipal e, assim foi feito, posteriormente repassada ao Instituto Histórico e Geográfico do município.

Poxoréu teve uma importância muito grande nas décadas de 20, 30, 40 e até mesmo 50, pelo apogeu da sua economia devido a extração de diamantes, considerados um dos melhores e mais valiosos do país, como também motivada por uma disputa territorial com o Estado de Goiás que reivindicava parte da região das águas que banham o Araguaia.

Poxoréu, que na etimologia bororo significa rio de águas escuras, resgatou o compromisso de uma vida com a inauguração da reforma, ampliação e revitalização do Diamante Clube. Apesar de estar próxima de completar 85 anos de existência, já que foi elevada a condição de município em 26 de outubro de 1938, a história de Poxoréu antecede essa época. Primeiro por causa da disputa territorial entre Mato Grosso e Goiás, depois, por causa do ciclo garimpeiro quando foram encontradas as primeiras gemas diamantíferas.

“Jayme Campos se sentiu honrado e feliz em poder ajudar na perpetuação de uma entidade como o Diamante Clube através do Instituto Histórico e Geográfico de uma cidade como Poxoréu”.  Na sua concepção, “‘a cultura de um povo é o seu maior patrimônio, preservá-la é manter viva a história, perpetuar valores e permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”, disse Jayme Campos, citando Nildo Laje, jornalista e professor.

Acompanhado pelo prefeito Nelson Antônio Paim, pelos deputados estaduais, Júlio Campos e Thiago Silva, pelo farmacêutico e médico, Jerolino Lopes Aquino que atua em Cuiabá, mas é natural de Poxoréu, Antônio Nival e Gaudêncio Amorim, gestores do IHG, de outras autoridades locais e personagens ligadas a cultura e história de Poxoréu.

Jayme Campos sinalizou que todo o esforço de seu mandato está voltado para atender as demandas das cidades e de sua população – “Volto a frisar que obras são fundamentais para consolidar a economia das cidades, dos Estados e do próprio Brasil, pois geram empregos e renda, mas não podemos deixar de lado questões culturais, históricas, geográficas que consolidaram o crescimento de Mato Grosso e de suas cidades, tanto que hoje a economia de Poxoréu que foi a principal produtora de diamantes em nosso Estado, está voltada ao agronegócio e a criação de animais”.  O senador, municipalista por excelência, afirmou que se necessário vai ajudar ainda mais, “não só Poxoréu, mas todas as 141 cidades de nosso Estado”.

Jayme Campos reforçou que “a cultura é a identificação de um povo dentro da história que deve ser preservada através da transmissão de conhecimento e, uma boa educação traz em seu bojo a preservação deste propósito” diz o escritor Valdeci Nogueira que vai além e deixa claro em suas palavras que o desenvolvimento, a riqueza não tem valor sem cultura, sem educação.

O resgate de um símbolo

O prefeito Nelson Antônio Paim afirmou ser fundamental a sensibilidade do senador Jayme Campos, diante de tantas demandas e pedidos dos 141 municípios de Mato Grosso em prontamente apresentar uma emenda que permitisse resgatar o Diamante Clube que funcionará a partir de agora para eventos de todo tipo e natureza, voltados para o bem de Poxoréu e de sua gente – “é sempre bom as pessoas compreenderem que os investimentos públicos têm que ser aliados a vontade da maioria das pessoas e pelo bem comum”.

Os deputados Júlio Campos e Thiago Silva, ressaltaram a sensibilidade do senador Jayme Campos em compreender os anseios da população de Poxoréu, pois as vezes um investimento em Cultura pode parecer menos importante que os destinados para outras áreas, mas sem cultura e sem história um povo não consegue compreender o que todas as gerações passadas tiveram que sobrepor para chegar até onde chegaram.

“Atender uma demanda popular, seja ela de que setor for, tem seu peso e sua importância e quando podemos trabalhar em conjunto com um senador dedicado como Jayme Campos fica mais fácil caminharmos em busca e uma solução”, frisaram Júlio Campos e Thiago Silva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br