Cidades

Ateliê do programa Siminina produzirá máscaras de proteção

A ação faz parte do conjunto de ações que o Núcleo de Apoio à Primeira-dama tem preparado nesse momento de crise. Márcia Pinheiro, fechou parceria com empresas e voluntários  que doaram tecido específico para a produção de máscaras de proteção em substituição às cirúrgicas que estão falta no mercado. A ideia é utilizar o ateliê do Programa Siminina para confeccionar o acessório necessário na proteção contra a contaminação do COVID-19. 

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) as máscaras devem ser usadas somente pelas  pessoas que apresentarem sintomas do coronavírus e por profissionais de saúde. 

“Nossa ideia é oferecer as máscaras à população de rua, para pessoas de baixa renda em vulnerabilidade social e também para outros grupos de pessoas com a finalidade pode auxiliar na proteção contra a infecção do coronavírus”, explicou a primeira-dama. 

A Prefeitura de Cuiabá tem atendido os moradores em situação de rua com a entrega de alimentação e kit de higiene pessoal para evitar o contágio do COVID-19. Já as pessoas em vulnerabilidade social, cadastraras no Bolsa Família, tem recebido a merenda escolar para os alunos da rede municipal de educação. 

“Pensamos incialmente nesse grupo de pessoas, mas as máscaras poderão atender onde houver necessidade. Muitas pessoas não tem condição de comprar a máscara, o produto está em falta no mercado e os preços estão pouco mais alto, nosso PROCON tem fiscalizado para inibir essa prática, mas ainda assim quem sofre é a população menos favorecida”, frisou.

A primeira-dama ainda ressalta que a máscara não é o principal meio de prevenção e que a população deve se atentar para lavar as mãos da maneira correta, de preferência recorrentemente e manter o isolamento social pra evitar a propagação do vírus.

A ação faz parte do conjunto de ações que o Núcleo de Apoio à Primeira-dama tem preparado nesse momento de crise: a campanha da hastag #cuiabasolidaria.

Medidas

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde. 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br