Cidades

Ação transformadora na assistência social

Os relevantes trabalhos à população da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

Em meio a toda essa crise mundial de saúde pública desencadeada pelo novo coronavírus, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro têm incansavelmente trabalhado para contribuir com a sociedade tendo em vista superar esse momento de pandemia. Já foram entregues  mais de 8 mil cestas de alimentos à população em vulnerabilidade social que tem sofrido com os impactos econômicos provenientes da crise do COVID-19.
Os mais recentes trabalhos tiveram repercussão da mídia nacional e sites internacionais.

O projeto Hotel Albergue oferta 120 vagas para moradores em situação de rua garantindo a segurança contra a contaminação do novo coronavírus, além de  oferecer todo um trabalho de encaminhamento social para retirar essas pessoas das ruas.  O mesmo acontece  nos albergues já  assistidos pela prefeitura de Cuiabá  e também  oferece refeição.  Desde o início do projeto  cerca de 20 pessoas já  retornaram aos seus lares restabelecendo o convívio familiar.

Uma gestão humanizada colhendo resultado de suas ações. 
A saúde mental dos profissionais de saúde têm sido a preocupação da primeira-dama que construído um programa inédito no Brasil, em total conformidade com as recomendações apontadas pela Organização Mundial de Saúde. Inclusive esse apoio psicológico direcionado aos profissionais de saúde em Cuiabá teve ações semelhantes realizadas em países de primeiro mundo, como  Reino Unido. Na sequência, após ser implantado aqui,  o Príncipe William também  ofereceu aos ingleses um projeto com os mesmos  moldes.

A plataforma online disponível no site da Prefeitura de Cuiabá levará a mais de 7 mil servidores que estão na linha de frente no combate contra o COVID-19 sessões de terapia e acolhimento psicoterápico individual. Todos profissionais da saúde  tem a sua disposição a plataforma  que oferece  consultas e acompanhamento psicólogo  e conforme a gravidade do caso  o profissional  é  encaminhado para o tratamento com psiquiatra. Que comanda esse trabalho é o  renomado psiquiatra,  Dr. André Dualibi que acompanha todo o processo e que vê a plataforma  como uma ferramenta importante para  dar o suporte  emocional que as pessoas que estão  na linha de frente nessa corrida para combater a Covid 19. Cada profissional  tem direito a 12 consultas.

A plataforma foi criada sob o seu olhar de mãe da primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que sabe  da importância dos laços familiares, principalmente  em momentos como esses. Tudo foi pensando de acordo com o dia a dia desses profissionais  e de suas famílias fragilizadas pelo medo do perigo que eles enfrentam. A maioria deles deixa seus filhos em casa isolados  para se dedicarem  integralmente ao ofício de salvar vidas. São  os Verdadeiros “Heróis da Saúde” e com certeza merecem o respeito de todos.

Políticas para Mulheres
Em Cuiabá, consolidou a maior política pública voltada à mulher já implantada no município ao criar o  programa Qualifica Cuiabá 300 ANOS. Disponibilizou mais de 40 cursos  possibilitando  a inclusão no mercado de trabalho formal e informal mais de 3.5 mil mulheres qualificadas em diversos áreas   entre elas panificação,  confeitaria, salgados e corte e costura.   O alcance foi bem mais que o esperado  e o resultado surpreendente.

Márcia  diz  com orgulho que Cuiabá não será a mesma depois do Qualifica 300,  os cursos, além de qualificar,  devolveu a autoestima das alunas que perceberam através dos cursos poderiam ganhar a tão sonhada independência financeira. E foi exatamente isso que aconteceu.
Márcia  tem recebido  muitos depoimentos de alunas dizendo que Qualifica 300  foi um divisor de águas em suas vidas.

Muitas que sofriam violência doméstica já não  se sujeitam  mais aos maus tratos, se libertaram. Muitas chegaram aos cursos com depressão e  se curaram por se sentirem aptas e capazes de  exercerem uma profissão e ter seu próprio sustento para  iniciar uma  nova vida  com seus filhos, sem o medo de passar necessidade, que era a principal  causa para que elas continuassem casadas com maridos agressores em uma relação opressora.

O projeto lhe rendeu duas premiações nacionais, em 2019, com o reconhecimento na categoria Área Social do prêmio ‘Mentes que Brilham’ (SP) e o prêmio ‘Parceiros do ODS’ (RJ), reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde figurou entre 12 personalidades homenageadas.

Ela também  recebeu convite da ministra Damares Alves   para apresentar o  Programa Qualifica 300 na Sede da ONU Mulher,  em Nova York. O evento que seria realizado em março, foi adiado por conta da Pandemia causada pelo Coronavírus. A nova data ainda está sem previsão. Mais o convite continua e assim que a agenda  for remarcada ela fará  a apresentação do Qualifica 300 e com certeza será um momento especial para ela e para Cuiabá que ganhará  destaque Internacional pelo grande alcance social do projeto. 

A participação da primeira dama foi fundamental para  criação da  Secretaria Municipal da Mulher, que a exemplo de outras capitais, Cuiabá  tem agora uma Secretaria voltada exclusivamente para tratar de assuntos relacionados  à mulher. A Secretaria tem como meta principal o enfrentamento da violência doméstica.  Além  disso,  já estão sendo elaborados  projetos específicos para a  área saúde da Mulher,  educação e também o para o empoderamento de  Mulheres nas mais diversas  áreas.

Como ela mesma diz;  “Agora é  mulher cuidando de mulher”.  Márcia  Pinheiro escolheu com muito cuidado  quem iria  assumir o posto de gestora da pasta. A advogada  Luciana Zamproni  foi a escolhida por ter  exatamente o perfil  que ela buscava, demonstrando seu  total desprendimento por cargos públicos, apesar da insistência do marido para que ela ocupasse  a pasta. Sua indicação  teve total apoio do prefeito. Foi pela da sua forma atuante  que Márcia recebeu convites de vários  partidos para se candidatar a um cargo público. 

Avanços sociais
Ela que sempre se dedicou as causas sociais tem carinho especial pela Secretaria  de Assistência Social e  teve participação  de forma efetiva para os avanços sociais de Cuiabá  nos últimos anos, sendo idealizadora de grandes campanhas de envolvimento popular como o Aquece Cuiabá e o Natal Sem Fome.

A primeira é referência no Centro-Oeste quando o assunto é campanhas de épocas de frio, sendo modelo para diversas outras campanhas,  como de prefeituras do interior e o Governo do Estado, assim como a grande distribuição de alimentos que geram anualmente mais de 300 mil kg doados a famílias em vulnerabilidade social.

Entre suas  principais prioridades na área social foi a repaginação do Programa Siminina, antes visto apenas como um local de recreação para os pais e responsáveis deixarem suas filhas durante a jornada de trabalho. A nova roupagem idealizada pela primeira-dama trouxe outro conceito para o Siminina estabelecendo inúmeras atividades, antes não realizadas, como Siminina Digital, aulas de ballet, inglês, plantio de hortifruti, artesanato, fanfarra, judô, dança, além dos inéditos acompanhamentos odontológicos, psicológico e pedagógicos,  formando assim o maior conjunto de ações da história dos 25 anos do programa. 

 O objetivo maior objetivo do  Programa é dar a essas  meninas a possibilidade  de serem no futuro mulheres mais seguras para enfrentar a vida adulta com maior desenvoltura e responsabilidade.

Um  outro projeto de grande alcance  foi o do Casamento Social  300 Anos, que realizou  o sonho de 300 casais com direito certidão de casamento,  vestido de noiva, terno,  maquiagem, jantar, orquestra e  banda que  animou a festa para  três  mil pessoas.  O casamento  foi realizado no dia 03 de agosto de 2019 e contou com a ajuda de vários parceiros. Nunca houve na história do Estado um  casamento social  com esse formato, onde a valorização da família foi o principal motivo para sua realização.
Olhar humanizado

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, completou mais um ano de vida no último dia 9. Nascida no interior do Paraná, tem Cuiabá  como sua segunda terra natal, lugar onde escolheu para morar e constituir sua família.

Estudou na capital Curitiba durante toda a juventude até trocar o frio paranaense pelo calor da capital de Mato Grosso.Aqui se dedicou à administração se graduando na área e gerenciando as empresas da família, ainda quando morava na vizinha Várzea Grande.

A história de amor por Cuiabá começa quando se apaixonou por um jovem e promissor vereador da capital, Emanuel Pinheiro. Mal sabiam que o destino os levaria para a posição pública mais importante da cidade: o de prefeito e primeira-dama.

Casada há mais de 25 anos, Márcia é católica e mulher de muita fé, sua base, seu alicerce  está  cravado em um sólido núcleo familiar. Seu perfil reservado mostra uma mulher discreta que sempre procura  manter a privacidade e proteger sua família. 

 Suas redes sociais  são  de cunho informativo, uma  ferramenta utilizada na divulgação de seu trabalho em prol da sociedade.

Mãe de dois filhos. O caçula com 21 anos, Elvis Kuhn Pinheiro é  estudante de medicina  e o mais velho com 25 anos, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuelzinho, é  deputado federal, sendo eleito como o terceiro deputado  mais jovem do país.  É  a única família do estado a possuir 3 gerações na política.

Atenta as causas sociais que buscam o bem comum,  gosta de conversar com filho deputado e está sempre disposta a ouvi-lo e pronta  para ajudá-lo com sua experiência  de mãe e também com sua visão politica  obtida através dos  anos de convivência ao lado do marido.   O diálogo  sempre foi importante para  todos os membros da família  Pinheiro, e as decisões tomadas são resultado  de muita conversa entre eles.

Sua ligação com a política vem desde à infância, quando seu pai José Darcy Kuhn era articulador político respeitado na pequena Santa Izabel do Oeste, interior do Paraná.
Desde então, são quase 30 anos de vida pública sempre atuando nos bastidores como dita seu perfil e característica administrativa. Essa mulher forte, aguerrida,  é antes de tudo humana e prestativa,  sua dedicação  aos mais necessitados sempre esteve presente no seu dia a dia,  independentemente de estar no poder ou não. 

A primeira-dama têm deixado seu legado como uma das mais atuantes da história da Capital e com seu olhar humanizado vem sempre buscando criar projetos e ações inovadoras  na área social e em  todas as esferas da gestão,  colocando em prática sua experiência e graduação em Gestão Pública.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br