Cidades

A importância do resgate histórico com o processo de revitalização

Prefeito e reitor da UFMT assinam Termo de Cooperação para execução de projetos de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva, assinaram  Termo de Cooperação que tem por objetivo a execução de projetos de extensão voltados  às ações de revitalização do Centro Histórico da Capital. A assinatura do termo ocorreu no último dia 11 , no Palácio Alencastro,  e contou cum a presença de representantes de diversas instituições que buscam melhorias para o centro da cidade e dos secretários municipais, Luis Cláudio (Governo) e Aluízio Leite (Cultura).

Pinheiro lembra que a Prefeitura começou um trabalho de revitalização da região central, o que inclui reformas de casarões, praças, ruas e avenidas. E também, a gestão recuperou os recursos do PAC Cidade Histórica.

“Quando assumi a Prefeitura em 2017,  eu busquei e me comprometi a resgatar o PAC Cidade Histórica. Estava travado e eu fui notificado a devolver parte do recurso e foi uma luta, foram quase 6 meses para resgatar e não perder esse recurso. Conseguimos avançar e entregar patrimônios dentro do  Programa de Preservação de Cidades Históricas (PAC) Cidades Históricas. Procurei o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)   e perguntei o que posso fazer? E assim, entregamos a Casa Barão de Melgaço, a Escadaria do Beco Alto, Praça da Mandioca, Praça do  Senhor dos Passos, Praça Dr. Alberto Novis, Praça Caetano Albuquerque, Praça Ipiranga, Praça da Bispo Dom José, MISC – Museu da Imagem  e do Som, Praça Alencastro, Praça da República  e o Beco do Candeeiro. Estamos avançando gradativamente, dentro do permitido, sem perder as características originais da nossa cidade. Em breve entregaremos a Casa de Bem Bem”, comentou ele.

O prefeito destacou ainda durante a reunião a obra do Mercado Municipal Miguel Sutil. O projeto será feito por meio de uma  Parceria Público Privada (PPP).

“Como Cuiabano, busquei memória e o Mercado Municipal  está prestes a  começar sua obra, lá foi o maior ponto democrático  da cidade, onde se reunia todas as classes sociais.    O local que sempre foi esquecido, agora será um dos mais belos mercados municipal do país”, completou.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, destaca que a parceria entre a Prefeitura e a UFMT neste trabalho de resgate histórico vai fomentar  a região central.

“É um projeto  de extensão que envolve a comunidade da universidade, professores  e estudantes do departamento de arquitetura. O objetivo é um estudo  da revitalização do Centro Histórico, é prospectar, por exemplo, qual o mote que se pode colocar naquele espaço? O que temos que fazer? Como vamos urbanizar o local de forma racional que vai  ao encontro daqueles que ali já habitam?  A UFMT busca o desenvolvimento humano através da revitalização da área. O projeto irá indicar o que fazer, e onde fazer”, ressaltou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, falou sobre a importância do resgate histórico com o processo de revitalização. “A cerimônia marca o presente e o futuro da nossa cidade. O trabalho da UFMT será muito importante e vai contribuir com a preservação do Centro Histórico. Uma cidade sem memória é uma cidade sem passado e sem futuro. Hoje, esse evento representa a preocupação do prefeito Emanuel, que respira Cuiabá. E para que tenhamos uma cidade preocupada com seu futuro e memorias, estamos firmando esse  compromisso com a UFMT”, disse.

Maria Cândida,  uma das lideranças da Associação Amigos do Centro Histórico, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, e acredita que a gestão irá transformar o local resguardando suas histórias e memórias.

“Diziam que era uma causa perdida. E eu pensei que se alguém realmente estive disposto, o projeto iria pra frente. E descobriremos que a UFMT tinha  esse  projeto e fomos atrás  da instituição. Temos que acreditar sim e estamos aqui com o prefeito colocando esse projeto em prática”, concluiu ela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br