Cidades

“A ideia é reviver e preservar a nossa cultura cuiabana”

Para Deise Águena, ‘Noite Cuiabana’ é uma forma de valorizar os artistas regionais.

Na sexta-feira (20/8), a partir das 19 horas, o palco do Trigória apresenta a ‘Noite Cuiabana’ com o Rei do Rasqueado, Roberto Lucialdo e convidados como Vera e Zuleica, Gilmar Fonseca, Dilson Oliveira, maestro Fabrício, bem como alguns nomes do samba.

“O intuito é fortalecer a nossa cultura regional”, disse a produtora do evento Deise Águena que também se apresentará no show como guitarrista.

O rasqueado cuiabano uniu nos primórdios os refugiados ex-prisioneiros aos ribeirinhos mato-grossense, e depois a elite imperial. Ao passar pelo ostracismo na década de 80, devido ao fluxo migratório dos sulistas no estado, voltou com força graças ao empenho de várias alas de músicos, como Henrique e Claudinho, Roberto Lucialdo, Vera e Zuleica.

Foi no começo do ano de 1993, com a realização do projeto Rua do Rasqueado de autoria do Guapo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, e a Cervejaria Cuiabana que o ritmo começou a popularizar. A partir desse momento, o rasqueado tem um novo impulso. Surgem diversas bandas. E, é neste período que a Rua do Rasqueado novamente toma fôlego, quando em 2009 é realizado o “I Festival de Rasqueado”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br