Nacional

“Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0”

XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2020 ocorrerá em um “Ambiente Virtual 3D”, representando parte do câmpus da UFMT. O evento terá uma Cápsula do Tempo Digital, no qual as pessoas poderão deixar suas mensagens para serem abertas daqui a 10 anos.

De 16 a 20 de novembro acontece o XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Instituto de Computação, câmpus Cuiabá. Esta edição aborda o tema “Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0” e será realizado totalmente on-line, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19.
O CSBC 2020 ocorrerá em um “Ambiente Virtual 3D”, sendo uma produção nacional cujo cenário 3D foi  construído para o evento, representando parte do câmpus da UFMT e com estande virtual da SBC. Ao acessar o Ambiente Virtual 3D, exclusivo para os inscritos, o participante  terá uma visão 360 graus do câmpus, sendo as palestras, sessões técnicas e demais atividades relacionadas aos 22 eventos do CSBC 2020, transmitidas para esse ambiente.
Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos, tem se mostrado um importante encontro para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho acadêmico e científico, quanto social.
O CSBC é o maior e mais importante evento da SBC, reunindo cerca de mil participantes entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços científicos, tecnológicos, educacionais e políticos na área de Computação no País.
Neste ano, Inteligência Artificial e os fatores humanos associados as interações com máquinas estão no centro das discussões técnicas, éticas e legais que afetam a sociedade. É uma oportunidade para que, além do meio acadêmico, empresas e órgãos governamentais participem das discussões por meio de atividades como, as jornadas de atualização em informática. As palestras, apresentação de artigos e  painéis buscam discutir  áreas prementes das tecnologias como, por exemplo, o governo eletrônico, tecnologias na educação e meio-ambiente. A programação inclui, ainda, a realização do Seminário de Computação e Mercado; Encontro dos Institutos Federais e o tradicional evento dedicado às discussões sobre Mulheres e Tecnologias da Informação.
O evento terá uma Cápsula do Tempo Digital, no qual as pessoas poderão deixar suas mensagens para serem abertas daqui a 10 anos, no 50º CSBC, em 2030. E, para integrar os participantes, uma série de atividades sociais e culturais foram pensadas para o Ambiente 3D, que serão realizados no #Espaço40graus, entre elas o Vernissage Digital e o #ChácomBolo digital, com sorteio de prêmios de produtos “inteligentes”.
São apoiadores do evento, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso (FATEC-SENAI), entre outras instituições. O evento conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de patrocinadores como o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), esse último responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.
Mais informações sobre o evento, programação completa e inscrições acesse o site do evento: http://www2.sbc.org.br/csbc2020/
Serviço
*O quê:* XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – “Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0”.
*Quando*: 16 a 20 de novembro
*Onde*: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – formato on-line
*Site*: http://www2.sbc.org.br/csbc2020/
Contato: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br