Turismo

Viagens são caminhos para descoberta de lugares, histórias, emoções e sensações

Caminhos rurais

Por Beatriz Girardi

Em Mato Grosso, o turismo rural surgiu nos anos 80.

Iniciou no âmbito das oportunidades de diversificação das atividades agrícolas e, no caso do Pantanal, para viabilizar as fazendas que estavam em decadência na atividade bovina tradicional.  Conforme Geraldo Donizeti Lúcio, agente técnico da Secretaria de Desenvolvimento de Turismo de Mato Grosso (Sedtur), o turismo rural é uma atividade que vem ganhando significativo status como segmento de turismo. “Quando o agricultor resolve abrir as porteiras da sua propriedade para receber pessoas está abrindo possibilidade de uma alternativa adicional de renda que lhe trará muitos benefícios”, observou Donizeti.

 Para o autor do livro “Turismo no Meio Rural de Mato Grosso” o turismo rural, considerando como uma atividade nova, vem sendo fortalecido por ações de governo em todas as esferas e pelas entidades afins. O agente técnico da Sedtur disse ainda que no contexto das políticas públicas atualmente o turismo rural conta com diretrizes nacionais. Já em Mato Grosso tem leis estaduais para garantir as atividades perante as agências formadoras e financiadoras. “As comunidades tradicionais, quilombolas e assentamentos tem encontrado no turismo rural uma oportunidade de emprego e renda, além do fenômeno da diminuição a até da contramão do êxodo rural, avaliou  o consultor de turismo rural – Geraldo Donizeti. 

DESTINOS

Se a sua ideia para as próximas férias é fugir da correria dos centros urbanos e aproveitar a simplicidade e aconchego do interior, com potenciais diversos e atrativos com tematizações diversas, em Mato Grosso as opções são os municípios de Cáceres, Rondonópolis, Nova Mutum e Campo Verde. Agências locais promovem passeios.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br