6 de novembro de 2026 - 11:28

Carnaval alternativo: destinos para fugir da tradicional folia

Adora aproveitar os dias de folga do Carnaval, porém seu ritmo não é de purpurina? Então bora conhecer novos cenários e belezas de Mato Grosso. Há opções pra todos os gostos para quem  quer um Carnaval diferente. São diversas atrações turísticas para aproveitar o feriadão e conhecer o estado

Muita gente não gosta de baladas e matinês de Carnaval. Pensando nisto, a Secretaria Estadual Adjunta de Turismo fez uma lista de opções para quem quer curtir o feriado de outra forma.

Os amantes da natureza poderão usufruir de rios e cachoeiras como a Salgadeira, Cachoeira da Martinha e o Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães (67 Km de Cuiabá).

Na cidade de Primavera do Leste (267 km de Cuiabá), as águas cristalinas da Lagoa Azul são um dos destinos mais procurados por quem busca um belo mergulho para espantar o calor intenso da região ou quer simplesmente admirar o espetáculo da natureza ao vivo.

Já em Tangará da Serra (270 km de Cuiabá), a cachoeira Salto das Nuvens – localizada a 25 km do centro da cidade – é bastante atrativa. Fica perto da rodovia MT-358 e tem infraestrutura como estacionamento, lojas de conveniências e outros comércios ao seu redor.

No município de Nobres, no distrito de Bom Jardim (150 km de Cuiabá) é possível aproveitar as aguas cristalinas das cachoeiras da Serra Azul, Aquário Encantado e Balneário. Em Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), a opção para quem gosta de curtir a natureza é a pescaria.

O Pantanal mato-grossense também apresenta uma beleza ímpar, sendo um dos destinos mais procurados para quem quer praticar a pesca esportiva. São inúmeras pousadas que oferecem passeio de barco. E para aqueles que querem se tornar um praticante da pesca esportiva, é possível solicitar a sua carteira de pesca neste link. O valor para obter a carteirinha de pesca é de aproximadamente R$ 70.

Na capital Cuiabá, por sua vez, os parques aquáticos Sesi park ou Acqua Park são alternativas para amenizar o calor.

Programas para os foliões      

Chapada dos Guimarães (60km de Cuiabá) tem a tradicional programação de carnaval gratuita na praça Central, com desfiles de blocos, apresentações culturais e oficinas. Entre eles, os blocos Beijo me Liga, Nunca nem vi, Confraria do Bode, Bafo da Onça, Me guenta, Maracutaia, Feliz Idade, Anta Baleada.

Em Nossa Senhora de Livramento (32km de Cuiabá), a tradicional Bananafolia acontece na Praça de Eventos com três noites de festa e uma matinê ao domingo. E em Santo Antônio de Leverger (34km de Cuiabá) também haverá três noites de folia nas principais ruas da cidade. 

Mais de vinte cidades de Mato Grosso confirmaram que não farão festa de carnaval esse ano. A medida atende a recomendação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e do Ministério Público de Contas (MPC) que alertam sobre segurança da festividade e gastos. 

 

Feito com muito 💜 por go7.com.br