Beleza

“Os fios de sustentação são a sensação do momento”

Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda. A Cosmetologia é a área da ciência farmacêutica voltada para a pesquisa, desenvolvimento, elaboração e produção de cosméticos. Nos últimos anos, a ciência na área da estética evoluiu de maneira excepcional. Hoje, os tratamentos estéticos de vanguarda não possuem uma simples ação cosmética, mas dão uma resposta efetiva de reparação das estruturas de beleza que compõem a pele. Para falar sobre o tema, o Blog da Condessa conversou com Janssen Machado –  farmacêutico especialista em estética avançada, cosmetologista e formando em odontologia.

 Blog da Condessa – Quais são as situações que mais incomodam os pacientes?

Janssen Machado- Sentir-se velho. Os pacientes já chegam à consulta destacando as rugas e revelando na sequência o desejo de aparência mais jovem.  As pessoas querem tratamentos e produtos que embelezem, mas também que previnam o envelhecimento cutâneo, que mantenham a saúde.

Blog da Condessa — E como o senhor decide o tratamento a ser realizado?

Janssen Machado- Depende de paciente para paciente, levando em consideração a disfunção estética apresentada. São tratamentos odontológicos, estéticos faciais e corporais.  Sigo protocolos bem planejados e gerenciados que envolvem terapias combinadas. Tudo com amparo e a devida relevância da vigilância sanitária, bem como o uso de medicamentos com procedência. Com o aumento da expectativa de vida, o desejo pelo envelhecimento saudável reflete-se na busca de tratamentos que ofereçam resultado e praticidade, além de bem estar.

Blog da Condessa – Quais os procedimentos, bem como as técnicas realizadas na Clínica La Renovence?

Janssen Machado – Oferecemos procedimentos, faciais, corporais, odontológicos e alguns capilares envolvendo tratamento de queda e fortalecimento do cabelo.

Blog da Condessa – O que temos de novidades em estética facial?

Janssen Machado – Os fios de PDO – também conhecidos como Fios de Sustentação para o rosto e corpo que promovem um efeito lifting e estimulam a produção de colágeno na área – seguem em destaque pelo avanço do aprimoramento constante de técnicas. Os fios de sustentação são a sensação do momento.

Blog da Condessa – Atualmente qual o procedimento mais requisitado?

Janssen Machado- Botox. Porém, ultimamente o preenchimento labial concorre com a toxina botulínica como procedimentos mais procurados por ambos os sexos.

Blog da Condessa- Há quanto tempo atuando em estética avançada?

Janssen Machado – São 24 anos de formação. Tenho me dedicado desde minha primeira faculdade que foi Farmácia. Já na sequência me especializei em Bioquímica e em seguida em Cosmetologia. Desde então não parei mais de atuar na área da estética, inclusive durante o período em que morei na Europa.

Blog da Condessa – Os cosméticos já não são uma categoria de produtos focados apenas na estética. Eles passaram a aliar beleza à saúde, fruto de mudanças conceituais e de comportamento da sociedade. Por favor, comente sobre essa nova cosmética.

Janssen Machado – Há uma diferença entre dermocosméticos

e cosméticos. Os dermocosméticos podem, às vezes, alcançar a corrente sanguínea. Eles vão numa camada mais profunda da pele. Como trabalhei durante muito tempo na Europa com marcas renomadas de cosméticos acabei observando que essa especialização na área da cosmética foi cada vez mais atuante e profunda em relação ao tratamento de pele e também em relação aos diversos ativos que foram adicionados a esses cosméticos. Quando esses ativos foram adicionados aos cosméticos eles já estavam necessitando de uma prescrição ou acompanhamento de um profissional da área de saúde. Ou seja, os dermocosméticos devem ser prescritos por um profissional especialista em estética como por exemplo um farmacêutico , um biomédico, um dentista, um enfermeiro que são especialistas em estética. São vários tipos de ativos. Hoje, o ativo que mais está na moda, além do colágeno e  da elastina, é o ácido hialurônico presente nos dermocosméticos.

Blog da Condessa – A Cosmetologia tem feito uso de novas substâncias ativas, preventivas – e até reversivas – do envelhecimento cutâneo, como bloqueadoras de radicais livres, inibidores enzimáticos, fotoprotetores. Como elas agem na pele? Quais são seus mecanismos de ação?

Janssen Machado – Cada um desses ativos tem uma forma de ação, de absorção no paciente. É óbvio que se for de uso tópico é através da pele. Hoje temos alguns  ativos que além de serem de uso oral como por exemplo ácido tranexâmico prescrito para pacientes que apresentam sangramento intenso durante o período menstrual, também é empregado – quando de uso tópico – no tratamento de melasma. Temos as vitaminas como o ácido ascórbico que é a vitamina C que tanto pode ser aplicado no formato oral ou tópico. Quando se trata de cosméticos é preciso muito cuidado ao repassar as devidas informações aos pacientes/clientes. O profissional deve orientar no sentido de que como vivemos em um país tropical onde há muita irradiação solar a vitamina C em contato com a pele com esse sol forte acaba manchando a pele.

Blog da Condessa – Como o senhor avalia a assistência farmacêutica em cosmética?

Janssen Machado- Muito importante. O farmacêutico, mesmo que ele não seja especialista em cosmetologia ou em estética, ele é altamente capacitado para responder qualquer dúvida de um paciente.

Blog da Condessa – O que há de novidade nas pesquisas em Cosmetologia para se enfrentar o envelhecimento da pele?

Janssen Machado – Vou dar o exemplo dos filtros solares. Antigamente constava no rótulo usar o protetor  20 minutos antes de se expor ao sol. Hoje, com a nanotecnologia a ação na derme já é imediata e com maior eficácia. A nanotecnologia ainda é uma grande novidade no uso de ativos neste vasto mundo que é a cosmetologia. Hoje podemos contar com diversas formas farmacêuticas onde a gente consegue utilizar a tecnologia na indústria de medicamentos também na indústria de cosméticos e de dermocosméticos. Isso realmente é uma grande novidade.

Blog da Condessa – Que novas substâncias os farmacêuticos cosmetologistas estão pesquisando?

Janssen Machado – O ácido tranexâmico como já disse anteriormente ele é um medicamento que ajuda a controlar o fluxo menstrual, mas também através de cremes de uso tópico controlar as manchas do paciente tanto do homem como mulher. Além disso, tem o resveratrol que faz parte de um composto fenólico presente na uva, no vinho.  É um potente rejuvenescedor.

Blog da Condessa – Quais as técnicas e medicamentos que o senhor utiliza em sua clínica no tratamento estético?

Janssen Machado – Desde as mais simples as mais complexas, sejam injetáveis, via tópica ou aparelhos com uso da tecnologia.

Blog da Condessa –  Há o paradigma de que envelhecimento é igual a adoecimento. Existe um ponto de equilíbrio nesse processo?

Janssen Machado – A orientação do profissional deve ser sempre no sentido de indicar para o paciente jamais trocar a saúde por beleza. Observamos certos exageros na internet no uso da toxina botulínica, do ácido hialurônico e de outros medicamentos.

Blog da Condessa – Estética com tecnologia e conhecimento. Essas duas ferramentas fazem a diferença na nova estética e são fundamentais para a beleza e saúde da pele e do corpo?

Janssen Machado – Efetivamente. São utilizadas como ferramentas de trabalho do profissional da saúde especialista em estética e devidamente liberado pelo seu Conselho. Porém, vale lembrar o que digo sempre aos meus alunos de pós- graduação no Instituto La Renovence – com aulas em todo Brasil – a melhor ferramenta que temos são “as mãos do profissional”. Ou seja, não adianta ter um profissional que não sabe o que faz, qual o caminho seguir ou não sabe gerenciar uma terapia de tratamento. Somente aparelhos modernos não irão garantir a saúde e bem estar do paciente.

 Blog da Condessa –  A indústria da beleza lança continuamente novos equipamentos e tratamentos. De que forma você se mantém atualizado?

Janssen Machado – Estamos atentos a cada produto lançado no mercado. Mesmo sendo liberado pela Anvisa, quando chega ao Brasil dependendo do tratamento, aguardamos um certo tempo observando os resultados para na sequência utilizar na clínica. Temos cuidado e responsabilidade. Temos ainda a percepção que a estética tem uma ligação direta com a saúde.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br