Blog

A arte da chapelaria

Dos burlescos chapéus adornados com flores, penas e fitas do início do século XX às peças leves e elegantes de hoje, o chapéu entrou e saiu de moda ao longo das décadas.

Para muitos, continua sendo símbolo de elegância e refinamento. Confira, a seguir, a entrevista com a designer de chapéus, Soraia Mourão, que nos conta, entre outras coisas, a sua primeira lembrança de um chapéu.

Blog da Condessa – Há quanto tempo está no mercado da chapelaria? Soraia Mourão – Estou há 18 anos no mercado.

Blog da Condessa – O que podemos encontrar na sua loja? Refiro-me às peças, modelos, criações…

Soraia Mourão – Todos os ornamentos que são feitos para cabeça e pescoço. Tiaras, grinaldas, fascinator, capeline, cartolas, handmaid e turbantes.

Blog da Condessa – Você cria peças para diferentes ocasiões, tipo eventos sociais, para cotidiano?

Soraia Mourão – Sim! Trabalhamos sob encomenda para qualquer tipo de situação. Uniformes, desfiles, coleções temáticas, eventos importantes, shows, espetáculos e cinema.

Blog da Condessa – Como iniciou e de onde surgiu a inspiração pra se tornar uma designer de chapéus?

Soraia Mourão – Surgiu na infância, com uma paixão por objetos que embelezassem a cabeça, os cabelos, o pescoço. Na sequência, tudo isso foi se transformando ao longo dos anos e ganhando técnica e experiência.

Blog da Condessa – Quem são seus clientes?

Soraia Mourão – Toda pessoa é um cliente. Gosto quando me deparo com pessoas que dizem não conseguir usar um chapéu,  aí faço questão de lhes vestir um belo ornamento. Então,  seu olhos brilham e com alegria mudam de ideia.

Blog da Condessa – Qual o nível de aceitação em Cuiabá?

Soraia Mourão – Em Cuiabá as pessoas aceitam muito bem. Não usam tanto, e olha que aqui é uma questão de saúde pública. Para mim, usar chapéu é ter duas cabeças, tem que segurar o look. O chapéu te trás para a elegância, você se torna uma pessoa observada. É alegria. Quando você usa um chapéu as pessoas te olham sorrindo e posso te garantir que não é de você é para você.

 Blog da Condessa – Atende clientes apenas de Cuiabá ou de outros lugares também?

Soraia Mourão – De todos os lugares! Tenho clientes em outros países, inclusive. Por ser um trabalho muito exclusivo, dificilmente as pessoas encontram esse serviço em suas cidades. Eu digo que cada chapéu tem seu dono.

Blog da Condessa – Você tem um estilo específico?

Soraia Mourão – Menos é mais, sempre! Eu, particularmente, prefiro as formas estruturadas.

Blog da Condessa – Qual é a sua primeira lembrança de um chapéu?

Soraia Mourão – Sou a décima primeira filha de 14 irmãos. Morávamos em uma cidade pequena, que tinha praia de água doce. A diferença entre os irmãos era de um ano e meio. Meu pai viajava e minha mãe precisava trabalhar, em casa mesmo. Então éramos soltos; praia, pescaria, quintas (roça), enfim, vivíamos no paraíso. Eu não curtia nada disso, queria ficar em casa colada em minha mãe, enfeitando a casa com flores – mamãe tinha um jardim. Ela gostava de  jasmim e rosas. Eu amava observar enquanto ela recebia suas clientes elegantes. Ela fazia alta costura e turbantes. Eu ficava vidrada naqueles turbantes. Vem daí meu amor.

Blog da Condessa – Como é o seu processo de design?

Soraia Mourão – Meus desenhos, muitas vezes, são minimalistas. Uma ou duas cores com ênfase em linhas limpas, projetada para melhorar a beleza natural. Certa vez fiquei encantada com uma descrição dada ao meu trabalho: design afinado, contenção inteligente e melhoramento personificado. Achei a frase o máximo!

Blog da Condessa – O que você mais gosta no design de chapéus?

Soraia Mourão – Gosto de tudo (risos). Da escolha dos tecidos, palhas, fitas. Eu me delicio com tudo. Gosto de todo o processo. E depois, a finalização, pois o que torna a compra de um produto feito tão especial é a atenção aos detalhes e aos toques especiais adicionados. A embalagem dá um enorme alcance para tornar o seu item memorável, por isso, certifico-me de que cada encomenda seja cuidadosamente e lindamente apresentada. Cada pedido vai com uma nota pessoal e escrita à mão em agradecimento pela confiança.

Blog da Condessa – Chapéu é sinônimo de  elegância e refinamento?

Soraia Mourão – Ao vestir um chapéu, automaticamente o corpo se alonga e com isso a postura melhora. Vai de cada um. É elegante? É!  Mas também pode ser divertido, engraçado e clássico.

Blog da Condessa – Você utiliza diversos materiais na confecção?

Soraia Mourão – Sim. Trabalho com couro, tecido e palhas de nossas palmeiras e de vários outros países.

Blog da Condessa – O que é mais importante na hora de desenhar um chapéu?

Soraia Mourão – Entender a personalidade da cliente é muito importante.

Blog da Condessa – Quais são suas influências artísticas?

Soraia Mourão – Coco Chanel é minha grande influência.

SERVIÇO

Endereço da chapelaria: Vila Maria – na Rua 24 de Outubro, 566

Cuiabá/MT

Instagran @mouraosoraia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br